Pular para o conteúdo

África do Sul

by em 6 de junho de 2012

É considerada a maior economia do continente africano que emergiu do isolamento após o fim do apartheid, em 1994. No regime de segregação racial, mantido pela elite branca descendente de colonizadores holandeses, a população negra do país não podia votar nem ser votada e não tinha direito à propriedade de terra, vivendo em áreas segregadas. Desde a mudança, o país tem se tornado referência de regime democrático num continente em que proliferaram ditaduras, golpes militares e regimes autoritários. Em 2011, a África do Sul foi incorporada ao grupo das maiores economias emergentes, os BRICS – sigla com as primeiras letras de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ( o “S” vem de South África, em inglês).
Mesmo enfrentando problemas comuns da maioria dos países africanos, como grande desigualdade social e econômica, os primeiros passos foram dados pelo grande líder e primeiro presidente negro do país Nelson Mandela.
Sugestão de filme: Invictus de Clint Eastwood
O filme procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido de vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.
Quando se esperava que Nelson Mandela trocasse todos os ocupantes de cargos chaves dentro do governo, o novo presidente surpreende, optando pela busca da união entre brancos e negros.
Mesmo com todos os problemas sociais, econômicos e políticos para resolver, ele procura também se empenhar numa vitória no campeonato mundial de râguebi, que viesse a ser celebrada por todos sul-africanos.

From → África

6 Comentários
  1. Laís permalink

    Já assisti esse filme, é realmente muito bom!!!

  2. Jaqueline Gama permalink

    Esse filme foi lançado na época da copa, mas ainda não tive a oportunidade de assistir, vamos ver se nesse fim de semana eu consigo. Obrigada pela dica, adorei o blog…

  3. Bárbara permalink

    Também vou lembrar de ver o filme, porque não vi… Mas muito legal a idéia do blog!! =D

  4. Vânia Souza permalink

    Sem duvidas assistirei ao filme!! Show de bola!!

  5. Leticia Frutuozo permalink

    Oi Mamãe eu tudo de muito bom gosto como tudo que voce faz!! Vou indicar aos meus amigos!!

  6. Oi, não assisti mais pelos comentarios vou na locadora mais proxima alugar nesse fim de semana.

Deixe um comentário