Skip to content

Libéria

by em 4 de junho de 2012

A República da Libéria  é um pequeno país localizado à África Ocidental,um pouco maior que o Estado de Pernambuco. A capital e principal cidade do país é Monróvia, batizada em homenagem ao presidente norte-americano James Monroe. A língua oficial é o inglês, que convive com outras 16 línguas nacionais faladas pelas diversas etnias que compõem o país. Com uma população de cerca de 3.786.000 indivíduos, a maioria dos liberianos, cerca de 85% seguem a religião católica, com 12% de muçulmanos e o restante de adeptos de religiões tradicionais africanas.

Imagem

Fonte Imagem: http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2010/04/liberia-um-sonho-americano.html

Os exploradores portugueses já mantinham contatos com os povos desta região, além de britânicos e holandeses.

No início dos anos de 1800, a Libéria é fundada por escravos libertos nos Estados Unidos que se  estabeleceu onde hoje é a sua capital Monróvia, se tornando uma República independente em 26 de julho de 1847, segundo o modelo dos Estados Unidos.

Joseph Jenkins Roberts, que nasceu e cresceu nos Estados Unidos, foi o primeiro presidente do país apoiado pelo partido TWP (True Whig Partiy). Esse partido dominou o cenário politico até os anos de 1980, quando por golpe de estado perdeu o poder para os KRAHN, grupo étnico que adquiriu espaço no governo, acabando com a dominação américo -liberiano.

Em 1989, um grupo de rebeldes liderado por Charles Taylor, antigo aliado dos Hrahn, invadiu a Libéria provocando um dos mais sangrentos conflitos com mais de 200 mil mortos de 1989 a 1996. Depois de vários acordos de paz Taylor concordou com a formação de um governo provisório, porém saiu vitorioso em uma nova eleição permanecendo no cargo até 2003, quando por pressão, renunciou. Taylor foi recentemente acusado e condenado em um tribunal em Serra Leoa  por crimes de  guerra.

A ONU assumiu a segurança na Libéria com uma força de mais de 12.000 soldados e 1.148 policiais, e em 2005 Ellen Johnson Sirleaf é eleita democraticamente presidenta do país e em 2011 conquista a reeleição iniciando seu segundo mandato a 16 de janeiro de 2012.

About these ads

From → África

One Comment
  1. PARABÉNS PROFESSORA MARGARINA PELO SEU BLOG!!!!
    ASS:GABRIEL MARTINS MENDES MACEDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: